Neste post vamos mostrar como aplicar o ritmo de samba canção a uma melodia. A batida do ritmo deve ser acompanhada nos acordes do piano, teclado ou violão. Vamos tomar como base para escrever este ritmo a fórmula encontrada na página 107 do livro Harmonia e Estilos para Teclado de Antônio Adolfo. Em seguida vamos mostrar como aplicá-la ao piano/ teclado e ao violão.
A Fórmula
O ritmo de samba canção é dado então pela fórmula abaixo em notação rítmica que pode ser acompanhado batendo palmas.
Vídeo – Ritmo Samba canção marcado com palmas
Podemos ver que os dois primeiros é a nossa fórmula e ela repete na sequência formando o ritmo em samba canção.
Exemplo
Agora vamos aplicar este ritmo à sequência de acordes. Vamos começar com o acorde de ré maior (formado pelas notas ré, fá# e lá) e o ré com sexta, onde a quinta que é o lá será substituída pela sexta que é o lá. Lembrando que na escala de ré maior temos: ré (I), mi (II), fá# (III), sol (IV), lá (V), si (VI) e dó (VII).
Exemplo para Piano
Para o piano temos a escrita a seguir:
Neste exemplo, a mão esquerda está alternando o baixo com tônica (D) e quinta (A) do acorde ou a sexta quando o acorde é D6.
Exemplo para Violão
Agora escrevendo o mesmo exemplo para violão:
Aplicando a uma música
Finalmente, vamos aplicar a nossa fórmula de ritmo em samba-canção na música Incerteza de Tom Jobim. Você pode encontrar o original do arranjo desta música na página do Instituto Antônio Carlos Jobim. Para esta demonstração vamos usar a melodia e os acordes (harmonia). A ideia aqui é usá-la como exemplo para agregar o ritmos aos acordes. Desta forma, caso você tenha uma música, mas não tenha acesso ao arranjo, ou se você for tocar por cifras, pode agregar ritmo aos acordes. Para tornar mais clara a aplicação do exemplo, vamos usar todas as notas do acorde. O ideal na execução é manter o ritmo, mas ao mesmo tempo ficar livre para criar, omitir notas ou mesmo rearmonizar dentro da métrica da música.