Viola caipira com chapeu Panama ao fundo

Afinações da Viola Caipira

A viola caipira faz parte da história da música brasileira. É impossível pensar na música sertaneja sem a o som característico da viola. Ela também é conhecida como viola sertaneja ou cabocla, possui cinco pares de cordas e pode ser afinada de diversas formas.

Anatomia do Instrumento

A viola caipira é bastante parecida com o violão, mas tem o corpo um pouco menor. Além disso, enquanto o violão padrão tem 6 cordas, a viola tem dez que devem ser vistos como cinco pares, já que reproduzem a mesma nota musica.

Cordas da Viola sertaneja
A Viola Sertaneja possui 5 pares de cordas

A viola tem outra particularidade que a difere , por exemplo do violão de doze cordas, por exemplo. Enquanto o violão de doze cordas tem pares idênticos, na viola, as três últimas cordas (lembrando que a contagem das cordas se faz de baixo para cima), são oitavadas. Assim, o primeiro e o segundo par são idênticos, ou seja a primeira e a segunda cordas são iguais e a terceira e quarta também são iguais. Já a quinta corda está uma oitava abaixo da sexta, a sétima corda está uma oitava abaixo da oitava e a nona corda também está uma oitava abaixo em relação à décima. A figura a seguir mostra esta disposição.

Evitamos falar neste momento o nome das notas de cada corda porque isso vai depender da afinação que for utilizada.

Afinações da viola Caipira

As afinações da viola caipira possuem nomes que as identifica. As mais conhecidas são: Cebolão (que pode ser em ré ou em mi maior), Rio Acima e Rio Abaixo são outras duas afinações usadas e Boiadeira. Há ainda a afinação Paraguaçu, muito usada pelos repentistas do nordeste do Brasil.

Afinação Cebolão em Ré

A afinação Cebolão possui, como já adiantamos, duas variantes: Uma afinada em ré maior e outra em mi maior. Na afinação em ré maior, as notas das cordas soltas seguindo a sequência de baixo para cima, ou seja, do primeiro par ao quinto par são: Ré (D), Lá (A), Fá# (F#), Ré (D) e lá (A). A figura a seguir mostra as notação das notas na partituras.

Afinação da viola caipira em cebolão em ré
Afinação Cebolão em ré

Percebemos que as cordas tocadas soltas produzem o acorde de ré maior (D,F#,A). As notas produzidas pelo quinto par são repetições do primeiro par e o mesmo padrão se repete entre o segundo e o quinto par. No quarto e quinto par, porém, há uma separação de uma oitava entre as notas que dá o som característico da viola sertaneja.

Afinação Cebolão em Mi

A afinação cebolão em mi, segue a mesma lógica da cebolão em ré, mas neste caso, cada corda é afinada um tom acima, o que dá uma maior tensão nas cordas. agora passamos a ter as notas do acorde de mi maior (E, G#,B). Assim, no primeiro par temos mi (E), no segundo par temos nota si (B), no terceiro par a nota sol# (G#), no quarto par mi (E) novamente e no quinto par si (B).

afinação da viola caipira- cebolão em mi
Afinação cebolão em mi

Afinação Boiadeira

A afinação boiadeira difere da cebolão em ré apenas na afinação do quinto par que ao invés de ser afinado em lá é em sol. desta forma, o primeiro par é afinado em ré (D), o segundo par em lá (A), o terceiro em fá# (F#), o quarto par em ré (D) e o quinto par que caracteriza a afinação boiadeira é afinado em sol (G). Desta forma fica: D, A, F#, D e G.

Afinação Boiadeira da viola caipira
Afinação Boiadeira

Afinação Rio Abaixo

Na afinação Rio Abaixo, a viola é afinada em sol maior (notas do acorde de G: G,B,D). Desta forma, o primeiro par é afinado em ré (D), o segundo par em si (B), o terceiro par em sol (G), o quarto par em ré (D) e o quinto par em sol (G).

Afinação da viola caipira Rio Abaixo
Afinação Rio Abaixo

Afinação Rio Acima

A afinação Rio Acima é bem diferente das outras. O primeiro par é afinado em em mi (E), o segundo par em dó (C), o terceiro par em sol (G), o quarto par em mi (E) e o quinto par em dó (C). O acorde que soa com as cordas soltas é dó maior (C, E, G).

Afinação da viola caipira rio Acima
Afinação Rio Acima

Afinação Paraguaçu

A afinação Paraguaçu, bastante usada por repentistas no nordeste brasileiro tem a seguinte afinação: primeiro par afinado em ré (D), segundo par afinado em si (B), terceiro par em sol (G), quarto par em ré (D) e quinto par em lá (A).

Afinação Paraguaçu na viola caipira
Afinação Paraguaçu
Afinação Paraguaçu

Afinação Natural

Finalmente, temos a afinação natural que possui as mesma notas da afinação do violão. O primeiro par é afinado em mi (E), o segundo em si (B), o terceiro em sol (G), o quart par em ré (D) e o quinto par em lá (A).

Afinação natural na viola caipira
Afinação Natural

Quadro das Afinações

O quadro a seguir mostra a nota referente aos pares de corda solta de cada corda.

afinações da viola sertaneja
Afinações da Viola Caipira

Outras Afinações

Além das afinações mais conhecidas e utilizadas listadas no quadro anterior, há uma variedade grande de outras afinações regionais. Além disso, alguns compositores testas suas próprias afinações, então é muito difícil esgotar o assunto.

As afinações mais tradicionais também possuem suas variações,. Por exemplo, assim como temos Cebolão em mi e em ré, podemos ter a cebolão em dó. Uma lista de várias afinações pode ser encontradas no canal do YouTube MPB de viola. Algumas delas: Realejo, cebolinha, castelhana do ou do sossego, riachão e outras.

Encordoamento

É importante atentar para qual tipo de cordas utilizar de acordo com a afinação que se deseja. É comum o tipo de afinação vir descrito na embalagem do encordoamento. Como as notas são diferentes, quando o encordoamento é adequado a várias afinações o diâmetro das cordas é o que vai diferencia-las.

Os encordoamento também são classificados de acordo com sua tensão que pode ser tensão alta, tensão média ou tensão baixa. O material de construção também varia podendo ser de níquel, bronze ou cobre, aço ou latão.

Acesse Também: A História da Viola Sertaneja e Viola Sertaneja: Faça sua tablatura no Musescore

Para Saber Mais

Viola Caipira- Wikipedia : https://pt.wikipedia.org/wiki/Viola_caipira.

Cancioneiro de Viola Caipira – Volume 1

Projeto Guri – Livro Viola Caipira – Básico 1, livro didático, Autor: João Paulo Amaral. http://www.projetoguri.org.br/novosite/wp-content/uploads/2017/11/Livro-Educador-Viola-Caipira_2011.pdf, http://www.projetoguri.org.br/livros-didaticos/.

A diversidade composicional na obra instrumental de Almir Sater. Dissertação de Mestrado. Autor: Max Júnior Sales. Escola de Educação e Artes da Universidade de São Paulo. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07112019-155800/publico/MaxJuniorSalesVC.pdf

YouTube: Canal MPB de Viola

Compre seu Instrumento

Viola Caipira Rozini Ponteio Acústica Natural

Viola Acústica Giannini com excelente custo/benefício (ideal para iniciantes)

Viola Caipira Elétrica Giannini

Um comentário em “Afinações da Viola Caipira”

Os comentários estão fechados.