Introdução

A música é algo fascinante. Ouvir uma boa música sempre foi ao longo da história algo prazeroso. Mas há aqueles que não se contentam em apenas ouvir. É preciso algo mais. Para alguns o canto, para outros a dança, ou ainda poder tocar algum instrumento.  Quer conhecer os conceitos básicos para usá-los  em seu instrumento? Ou quem sabe poder produzir sua própria música?Cantar e tocar violão, teclado ou outro instrumento? É com base nestes objetivos que decidimos compartilhar o conhecimento musical. O que você encontrará no nosso site pode ser aplicado a qualquer instrumento musical, incluindo claro o mais natural e primitivo deles: a voz.

Nosso objetivo é trabalhar com a música ocidental, mais especificamente a música popular. A música oriental seja ela chinesa ou indiana possuiu regras bastante diferentes do que estamos acostumados a ouvir. Quando afinamos o violão, por exemplo, ajustamos as frequências dos sons de forma a estabelecer uma distância mínima entre uma nota e outra que chamamos de semiton. A cítara indiana, por outro lado, possui divisões ainda menores que os semitons. Cada país do ocidente possuiu sua própria identidade. O Brasil, por exemplo, é conhecido pelo samba, a bossa nova, o chorinho, o rap, o funk entre outros. Os Estados Unidos consagrou o blues e o jazz. Independente da região, todos os ritmos ocidentais sofreram influência da música clássica europeia que por sua vez foi estabelecida a partir da música sacra, como por exemplo, o canto gregoriano executado à capela, ou seja, apenas com a voz.

A evolução da música ocidental nos deixou um rico legado. Nosso objetivo é contribuir para a expansão desta arte milenar que está em constante mudança.