Construindo as escalas maiores em doze tons

A música ocidental contemporânea é construída com base nas sete notas musicais básicas. No entanto, estas notas possuem aterações que são os sustenidos e bemóis que juntos somam doze sons. A maneira como estes sons são combinados formam as escalas que por sua vez dão origem aos acordes.

A menor distância entre duas notas é chamada de semitom. Isso na música ocidental, já que a música indiana possui subdivisões do semitom. Uma música tocada em tonalidade maior traz uma expressão mais alegre enquanto que ao se tocar em tonalidades menores a música nos traz uma expressão mais melódica, às vezes mais triste.

Para cada nota podemos construir uma escala maior e outra menor. Na verdade, podemos construir também variações das escalas menores e outras escalas como o blues e bebop. Cada escala maior possui uma outra escala relativa menor começando no sexto grau (sexta nota da escala). Como exemplo, temos a escala de dó maior e lá menor que possuem as mesmas notas, mas centro tonal diferentes. Enquanto a escala de dó maior confere uma expressão mais alegre, a escala de lá menor, embora com as mesmas notas ( e também mesma armadura de clave) confere uma expressão mais melódica.

Entenda a construção das escalas maiores em doze tons  assistindo os vídeos a seguir:

Construindo as escalas maiores nas tonalidades naturais

Construindo as escalas maiores nas demais tonalidades