" />

O que são e para que servem as claves

 

O significado da palavra clave vem do latim que significa chave. Quando falamos de música, usamos o pentagrama para indicar as notas, durações e pausas, mas cinco linhas e quatro espaços é muito pouco para alcançar todo o range de notas musicais audíveis.

Tomemos por exemplo, um contrabaixo acústico e um flautim. O contrabaixo executa notas muito graves e o flautim muito agudas. Então teríamos que acrescentar muitas linhas suplementares tanto acima como abaixo do pentagrama. É aí que entram as claves, porque são as chaves para definir que nota está representada em cada posição.

A clave de sol é a mais usada e se você reparou bem a nota sol está exatamente onde a clave inicia no pentagrama mostrando que a nota que está sobre a segunda linha é o sol.

Já a clave de fá mais usual possui dois pontos sobre a quarta linha mostrando que ali está definida a nota fá. Ou seja, a posição que uma nota é representada é relativa e pode mudar dependendo da clave usada. Veja o exemplo da clave de fá em diversas posições:

As claves de fá e sol são as mais usadas na música popular. O piano utiliza um conjunto de clave de sol e fá, o contrabaixo é escrito na clave de fá, violão na clave de sol, flauta na clave de sol, etc.

No entanto, quando pensamos em uma orquestra, há instrumentos como a viola clássica que possuem um range ou tessitura diferente e são escritas na clave de dó que também possui variações. É importante saber que a clave de dó irá definir em que posição está a nota dó. esta clave possui uma simetria e que há uma posição que divide a figura em duas partes espelhadas ou simétricas é o ponto que definirá a nota dó. Ou seja, a linha em que este ponto estiver posicionado é a linha onde estará representada a nota dó.

É ainda importante dizer que há claves neutras como por exemplo em uma partitura e percussão.



Categorias

Curso How to build Course – Em Inglês

Curso Como construir Acordes – Português

Aprenda editar suas partituras com com o Musescore- Software de Código Aberto

Generic Category (Portuguese)640x480
 

Baixe Gratuitamente a partitura do hino Ao Deus Grandioso com tabladura para bandolim e cifras para violão.

%d blogueiros gostam disto: