Walking Bass : Um guia para dominar a arte da linha do baixo.

Se você é um baixista, provavelmente já ouviu falar do termo walking bass ou “baixo andante” . Essa técnica é uma marca registrada do jazz, blues e muitos outros gêneros, sendo uma habilidade essencial para qualquer baixista ter em seu arsenal. Em cada gênero, a abordagem ao walking bass pode ser ligeiramente diferente, portanto, é importante entender o contexto e o estilo da música que você está tocando. Neste post, exploraremos o que é o baixo andante, como tocá-lo e como você pode usá-lo para levar suas linhas de baixo ao próximo nível.

O que é Walking bass ou Baixo Andante?

Baixo andante é um estilo de tocar baixo que enfatiza um ritmo constante e uma abordagem melódica. Ao contrário de outros estilos de tocar baixo, como tocar notas raiz ou padrões simples, o baixo caminhante cria um som fluído e em constante movimento que apoia a música e adiciona profundidade ao som geral.

Os fundamentos do walking bass

Para tocar baixo andante, você precisa entender alguns conceitos básicos. Primeiro, você precisa conhecer os acordes e a progressão da música que está tocando. Segundo, você precisa ter uma compreensão sólida das escalas e como elas se relacionam com cada acorde na música. E, finalmente, você precisa saber como criar uma linha melódica que flua suavemente de um acorde para o próximo.

iconFórmulas para Walking Bass

A primeira fórmula que chamaremos de 1935 é escrita em um compasso 4 por 4 sendo tocada uma nota do baixo para cada tempo do compasso sendo a primeira nota a tônica (1), a segunda a nona ou segunda (2), a terça (3) e a quinta (5). Na mão direita são feitos os acordes seguindo a progressão harmônica  2-5-1.  Neste exemplo, estamos sobre o tom de dó maior, então os acordes da progressão serão Dm7 que é o segundo grau do campo harmônico de dó maior, G7, quinto grau e C7M que é o acorde de primeiro grau.

No exemplo abaixo, escrevemos os acordes no ritmo swing feel mostrando o movimento de sincopado do ritmo. Em geral, o swing não é escrito desta forma na partitura, mas apenas indicando que duas colcheias devem ser tocadas em tercinas conforme mostrado a seguir: 

Padrão 1 :  1235  ou 1935

Padrão 2: 19345 ou 12345

Neste padrão há a inserção da quarta como nota de passagem.

,

Vídeo

Vou deixar abaixo um vídeo do Mestre Nelson Faria com algumas dicas adicionais de Walking Bass