" />

Que computador usar para gravar áudio?

Neste post vamos abordar um assunto que sempre gera dúvidas. Que computador usar para gravação em home studio?  Na verdade, não há uma resposta única para esta pergunta e cada um tem a sua preferência. O que eu considero mais importante é ter um bom processador e um bom buffer de memória RAM para não ter a surpresa de ter o computador dando aquele clássico erro de falta de memória. Aqui vale a regra quanto mais melhor. Recomendo, no entanto, no mínimo 8 Gb e um processador pelo menos i5. Consegui bons resultados com um MacBook Pro Duo Core já um pouco antigo, mas ao gravar voz e violão simultaneamente já tive problemas de overflow.

Sobre usar Mac ou PC, o que vai definir é que software quer usar. Eu por exemplo, uso o Logic Pro X da Apple, então preciso necessariamente de um Mac. Se você vai usar Pro Tools, Cubase Pro ou algum software livre como Audacity, poderá usar boas configurações de PC’s  com excelentes resultados.

Para quem não quer gastar muito, mas não abre mão de ter um Mac, um excelente custo benefício é usar o Mac mini. Este computador não vem com monitor, teclado ou mouse, porém vem com conexões bluetooth tanto para o teclado quanto para o mouse. Então, basta conectar um teclado e mouse Apple via bluetooth para ter todas as funcionalidades. Você pode usar as portas USB para conectar teclado padrão e mouse também, no entanto, nos teclados tradicionais as teclas Ctrl não funcionam com a mesma função de Comand, então para alguns comando você não terá a facilidade de usar um teclado Apple, mas dá pra sobreviver. Eu uso um teclado ABNT USB para os caracteres em português e basicamente para edição de texto e um teclado wireless Apple para ter as funcionalidades que o teclado padrão não tem.

O mini Mac vem com quatro portas USB, 2 thunderbolt, uma saída HDMI e entrada para cabo de rede. Um ponto muito legal é que apesar de ser um desktop, o mini Mac já vem com acesso WiFi, então você pode escolher conectar-se à rede wireless ou via cabo. Outro ponto importante são as entradas Thunderbolt que podem através de um conector se transformarem em quaisquer entradas necessárias. Eu por exemplo, uso uma interface de áudio que pode se conectar ao computador usando porta USB ou Firewire. Se quero usar a porta Fire Wire, basta adquirir um adaptador thunderbolt para firewire e fazer a conexão. A porta Thunderbolt pode ser também usada para conectar um outro monitor através de um cabo de conexão thunderbolt para VGA, por exemplo, ou Thunderbolt para HDMI.

Vale a pena também  comentar aqui das dificuldades que tive para conectar a minha interface de áudio no PC. Foi preciso entrar no site do fabricante e baixar o driver, instalá-lo no Windows e depois de várias configurações o sistema estava funcionando. No Mac, bastou conectar e o Logic Pro X já reconheceu a interface. Deixo claro aqui, que esta foi minha experiência o que não significa que todas as interfacers serão reconhecidas automaticamente.

Pra quem se interessar em comparar um Mac mini, ainda achará caro compra-lo no Brasil, mas se está viajando para os Estados Unidos há modelos a partir de US$500. Uma boa configuração não sairá mais de US$1000, mais barato que muitos PC’s com configuração inferior comprados aqui, mesmo considerando os impostos pagos no caso de exceder a cota da Receita Federal.

Outra boa notícia é que dependendo do fornecedor, a Amazon entrega no Brasil, então vale a pena simular o valor do equipamento e o frete antes de adquirir a máquina aqui.

Vou deixar alguns links de computadores e acessórios a seguir para quem tem interesse em montar seu home studio.

 

 





post similares
  • O que é Timbre? Um dos significados da palavra timbre é originária do francês e significa carimbo ou marca. Na música, pode significar um tipo de instrumento de percussão antigo ou ainda a pele de baixo de um tambor. Na composição, timbre tem mais o sentido de marca, pois caracteriza o som de um instrumento ou voz ainda que [...]
  • Aprenda a escrever partituras com o M... O MuseScore é um software de código aberto para edição de partituras. Com ele é possível fazer arranjos, escrever partituras, executar a partitura e tocar junto, imprimi-la, gerar  arquivos de midi ou áudio e muito mais. Este software é uma alternativa aos softwares pagos e uma excelente ferramenta para músicos, professores de música, arranjadores ou [...]
  • Grave seus áudios usando um programa ... Muitas bandas, professores, palestrantes precisam gravar seus áudios, editá-los, fazer mixagem e masterizá-los, mas nem todo mundo tem acesso a gravadoras ou a profissionais para executar este trabalho. Uma forma barata que tem crescido principalmente para quem tem estas necessidades é o home studio, ou o estúdio doméstico. Com um computador que tenha uma boa [...]
  • Software de edição de partituras open... Pouca gente sabe, mas há um software livre de edição musical que não perde em nada para os consagrados Sibelius e Finale. O MuseScore veio para ficar. Com versão para Windows, Mac e Linux é de fácil instalação, fácil de utilizar e mesmo as tarefas que demandam muita paciência como, por exemplo, organizar o lay [...]

Categorias

Curso How to build Course – Em Inglês

Curso Como construir Acordes – Português

Aprenda editar suas partituras com com o Musescore- Software de Código Aberto

Generic Category (Portuguese)640x480
 

Baixe Gratuitamente a partitura do hino Ao Deus Grandioso com tabladura para bandolim e cifras para violão.