" />

Entendendo o sistema CAGED

CAGED é a abreviação para os acordes de dó (C ), lá (A), sol(G), mi (E) e ré (D). Na verdade, indicam cinco configurações diferentes para qualquer acorde no braço do violão ou guitarra. O acorde de dó maior é a primeira delas. Quando feito a partir da primeira casa vai soar como dó maior, no entanto, se colocamos uma pestana ou um capotraste no braço do instrumento prendendo todas as cordas no primeiro traste (ou casa), temos o acorde de dó sustenido maior e quando “escorregamos”  de traste em traste alteramos o acorde de meio em meio tom.

O mesmo vale para a configuração de lá maior que quando movida três trastes acima produz o mesmo acorde de dó maior. A configuração em Mi (E) feita a partir do primeiro traste produz o acorde de mi maior, mas se movida sete trastes acima formará o mesmo acorde de dó maior com pestana na casa oito.

As figuras a seguir mostram exemplos das cinco configurações ou cinco fôrmas.

Exemplo do sistema CAGED nas configurações de C e A

Na primeira figura temos os acordes de  dó maior (C) e lá maior (A) como referência. Movendo o acorde de C duas casas ou um tom acima, formamos o acorde de ré maior e movendo mais um tom ou duas casas acima temos o acorde de mi maior (E). A p´roxima fôrma é o A, então, movendo o acorde de lá maior (A) meio tom acima temos o acorde de Si maior (B) e movendo mais meio tom temos o acorde de dó maior. Podemos repetir este procedimento para todos os trastes do violão ou da guitarra.

Exemplo nas configurações de G, E e D.

No caso do acorde de sol (G) há algumas variações possíveis para facilitar sua digitação, porém, ele segue a mesma regra. a figura acima mostra os acordes de lá maior (A) feito usando a fôrma de G. Na sequência temos o acorde de sol maior (G) na fôrma de mi e o acorde de mi maior (E) na forma de D.

O mesmo vale para todas as variações dos acordes. Assim, um acorde de lá menor segue a configuração (A) na posição menor, produzindo lá sustenido menor ou si bemol menor com pestana na primeira casa e dó menor com pestana na terceira.

O vídeo a seguir exemplifica o uso do sistema CAGED para o acorde de dó maior.

 Recomendação de livros sobre o assunto (clique na imagem ou link)

icon
icon

Cursos de Guitarra (EM INGLÊS)

Guitar Super System Level 1

Clique na foto para ir para a página do curso

=========================================================

Guitar Super System Level 2

Clique na foto para ir para a página do curso

post similares
  • Padrões de Walking Bass em Swing feel Walking bass ou baixo andante é bastante utilizado no blues e no jazz. Neste post vamos mostrar duas fórmulas bastante simples para utilizá-lo porém com efeitos bastante interessante. Para quem se interessar vou deixar o link de um curso gratuito do Prof. Sérgio Marques onde ele explora com bastante detalhe e exemplos: Tecnicas de Walking Bass [...]
  • Dica de livro: Como Tocar Guitarra Pa... Dica de Livro : Como Tocar Guitarra Passo a Passo Todas as vezes que vou a uma livraria, não deixo de dar uma boa olhada nas opções de livros de música. Gosto de avaliar o há de novo ou se o que está sendo lançado é mais do mesmo. Tem muita coisa boa editada em [...]
  • O que são dominantes secundários? Acordes dominantes secundários são os acordes que preparam os graus diatônicos. Calma, não se desespere se não sabe o que são graus diatônicos! Os graus diatônicos de uma escala são as notas que formam a escala e estão dentro de uma mesma tonalidade. Por exemplo, se estamos em dó maior o primeiro grau da escala [...]
  • O que é Walking Bass? O Walking bass também conhecido como baixo andante, é um estilo bastante utilizado no jazz que cria uma sensação de movimento, ou de caminhada na linha do baixo, e daí seu nome de baixo andante. Embora bastante utilizado no jazz este estilo de baixo já era utilizado na música clássica barroca. Mas vamos falar de [...]
  • Aprenda a modular de um tom a outro &... No nosso post anterior começamos a falar sobre modulação. Neste vamos exemplificar como a modulação de um tom para outro pode ser feita com encadeamentos de acordes de sétima da dominante onde o acorde que precede é sempre a quinta com sétima do acorde que o segue. No primeiro compasso iniciamos com C7 que é [...]

Categorias

Curso How to build Course – Em Inglês

Curso Como construir Acordes – Português

Aprenda editar suas partituras com com o Musescore- Software de Código Aberto

Generic Category (Portuguese)640x480
 

Baixe Gratuitamente a partitura do hino Ao Deus Grandioso com tabladura para bandolim e cifras para violão.


%d blogueiros gostam disto: