O que é Tablatura e para que serve?

Enquanto o pentagrama é um sistema que registra as alturas e ritmos da música, a tablatura ou TAB simboliza as cordas do instrumento. Então uma tablatura para violão é diferente de uma tablatura de cavaquinho ou bandolim.

História

Apesar de seu uso no rock e música pop, a tablatura nasceu na música clássica  foi bastante comum no Barroco e Renascimento. É amplamente usado para guitarras e no caso deste instrumento possui várias técnicas como vibrato, hammer on, pull off, Bend e slide entre outros. No entanto, podemos usar a tablatura para qualquer instrumento de corda que possua as divisões bem definidas no braço do instrumento.

Violão e Guitarra

No caso do violão e da guitarra são seis linhas, cada uma representando uma corda sendo mostrado como o músico enxerga sua mão, ou seja de ponta cabeça. Assim, na representação gráfica, a primeira linha (de cima para baixo) representando a primeira corda e a sexta linha representando a sexta corda ficando então de cima para baixo as notas E, B, G, D, A, E como mostrado na figura abaixo.

Tablatura para guitarra mostrando as notas musicais
Tablatura para Guitarra
cantinho da música

Bandolim

Já no caso do bandolim, a afinação é diferente. Como são oito cordas, mas com afinação dupla, ou seja, na verdade cada duas cordas soam como uma única nota, temos uma tablatura de quatro linhas sendo que as duas primeiras notas do bandolim são responsáveis pela nota mi, seguindo de cima para baixo temos lá, ré e sol. Lembrando que as notas mais graves (corda com maior calibre) são representados na parte inferior da tablatura. A figura a seguir mostra a tablatura para o bandolim.

Tablatura para Bandolim
Tablatura para Bandolin